18 de janeiro de 2012

Desabafos, partilhas e considerações...

Tenho tentado - já de há uns tempos para cá - manter-me à margem de assuntos polémicos e discussões intermináveis, mas desta vez vou ter que "fazer o gosto ao dedo". Parece que agora todas as bloggers foram acometidas pela febre das visitas e visitantes. Claro que ninguém quer ter um blogue que ninguém lê. Para isso, escrevia-se num caderninho de papel e não num site. Mas daí a transformar isso numa "corrida" de números vai uma grande diferença. É ver todos os dias no facebook, autoras a agradecer as enorrrrrmes visitas do dia anterior e outras tantas coisas igualmente estranhas. A par desse fenómeno, temos o dos concursos, onde vemos a votação blogues bons com outros tantos que nasceram assim tipo ontem e de quem nunca ouviu falar. Antes que perguntem não, não me inscrevi em nenhuma dessas competições porque não me dá para isso. Talvez um dia dê. Vou fazendo o que gosto e não me parece que algum desses prémios me dê um reconhecimento e satisfação pessoal maior que alguns mails de leitoras. 
SHARE:

19 comentários

  1. True!! É claro que às vezes falo de números, mas é tão raro! Há dias em que nem consulto as estatísticas -.- Mas percebo o que queres dizer... A blogosfera está diferente de quando começámos!! :(

    ResponderEliminar
  2. Eu não só não me inscrevi nesse concurso, como nem sequer vou votar. Isto porque vai contra o meu conceito do que um blogue deve ser - podemos fazer dele um blogue de moda, de desporto, um diário da nossa vida, de fotografia, etc...mas deixa de ser verdadeiro se o fizermos a pensar constantemente no número de visitas e seguidores que temos e gostaríamos de ter. Pior ainda é o sentido deste concurso (como o de qualquer outro): ver quem é melhor do que quem. Acho hipocrisia.

    ResponderEliminar
  3. concordo! A minha vida neste mundo dos blogs é recente mas desde cedo me apercebi da "competição" que existe nas estatísticas...ridículo! Concordo contigo. O blog deve ser um espaço de partilha e de troca...
    beijinho
    S.

    ResponderEliminar
  4. Eu também não vou participar, não foi por isso que criei o meu blog. E realmente não percebo o porque das pessoas estarem sempre a mencionar as visitas e mais não sei o que, nada contra mas deviam de guardar para elas. Eu festejei os meus 100 seguidores, mas acho que isso é uma maneira de agradecer a eles todos e não para me gabar de alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Concordo, é importante termos leitores, claro, mas não podemos fazer disso o nosso maior objectivo, senão perde-se a essência do blog. Tbm não me inscrevi em nenhum concurso desses, pois achei que não fazia sentido.

    ResponderEliminar
  6. A diferença está nas pessoas que precisam disso para se sentirem satisfeitas... sem que se apercebam que não são os números que fazem dum blog, um "bom blog".

    Depois há as outras pessoas que não precisam de estatísticas... a verdadeira satisfação passa pelo conforto e carinho dos leitores, mas principalmente pela realização interior, alheia a tudo.
    E é por isso que, embora não muito participativa, sou fiel seguidora deste blog. Os meus parabéns!!

    ResponderEliminar
  7. quando criei o blog a minha intenção foi, apenas e só, escrever sobre alguns temas e receber algum retorno das hipotéticas pessoas que me poderiam visar.
    Agora, essa caça ás visitas nem sempre é feita da melhor forma, não são poucos os blogs que escrevem apenas para gerar o insulto gratuito, aumentando assim o número de visitas...

    ResponderEliminar
  8. Eu nem vejo os números de visitas, não me interessa, não vou ganhar nada com isso. Tens toda a razão :)

    ResponderEliminar
  9. o que faz de um bom blog é tudo menos as visitas. isso só quer dizer que escreve daquilo que os outros querem ver.

    desde que se mantenha fiel à sua linha de pensamento, que não se limite a relink... por mim, pode ter um milhão de visitas ou 1(a minha).

    ResponderEliminar
  10. Sabes que eu não peço likes nem seguidores nem quando faço um passatempo. Quero que quem siga o faça verdadeiramente, de livre e espontanea vontade. No entanto não pude deixar de partilhar quando no outro dia fui arrasada por uma avalanche de visitas graças a uma fórmula mágica de palavras no google (adorava saber qual) que pos o blogzinho nas primeiras sugestões dos Golden Globes. E partilhar isso julgo que não tem mal nenhum, nem outras coisas de vez quando porque são enormes vitórias para blogs pequeninos como o meu.

    (Também não percebo os critérios da catrefada de prémios que aí andam. E contra mim falo...)

    ResponderEliminar
  11. Acho que esta furia das estatisticas e dos seguidores ficou agora mais visivel pois alguns dos autores começaram agora a vislumbrar a hipotese de fazer do blog um "emprego em full time". Não tenho nada contra embora considere que quando isso acontece começa a haver demasiada publicidade e opinião tendenciosa, nós leitores adoramos que alguem partilhe as suas experiências e dicas, mas elas têm de ser ou pelo menos parecer isentas.
    Acho que um bom blog passa muito pelo poder que o\a blogger tem de ter interação com os que o lêem, e isso não se vê na estatistica.
    Para além da obcessão que por aí anda com numeros, outra que a mim me irrita um bocadinho é a pretensão a editor\a de moda que meia blogosfera parece ter ganho. Opiniões são muitissimo bem vindas, mas na maior parte dos casos não passam só disso, meras opiniões.
    Parabens pelo teu blog

    ResponderEliminar
  12. não podia concordar mais. acho ridículo a graxa que se chega a dar aos seguidores e então quando se viram: "acham q hj conseguimos chegar aos n sei quantos?" faltam x pa tal número, gostem disto, sejam seguidoras e mais n sei quê. Comem blogs ao peq almoço, almoço e jantar só pa terem essas pessoas a seguir de volta e assim aumentar o número de followers vertiginosamente, perde-se a essência de a pessoa gostar do blog por si própria.

    ResponderEliminar
  13. Concordo cntg.. Todos os dias somos brindados com meia blogosfera a bajular os seguidores..é obvio que eles sao importantes e merecem o nosso respeito e consideraçao porque se dao ao trabalho de ler o que escrevemos, comentar etc e tal...Mas tudo o que é demais é erro...

    ResponderEliminar
  14. Raquelita,

    Claro que nem tu nem o teu blogue me passaram pela cabeça quando escrevi isto ;) Acho que já te conheço um bocadinho.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Xana,

    Tens toooda a razão e falas bem. Por isso gosto tanto do teu blogue! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Eu estou sempre tão a leste destas coisas :-)

    ResponderEliminar
  17. Considero-me ainda recente nestas andanças, mas já vi por aí o que dizes e não percebo, porque quando criei o meu blog foi a pensar primeiro no que quero escrever ou ter lá e depois se houver muita gente a gostar fixe, se não houver fixe na mesma... eu não pretendo ganhar nada com o blog.... só e apenas crescer/aprender/conhecer através e com ele...
    Gosto do teu blog! Bjs*

    ResponderEliminar
  18. Realmente esse tipo de intervenção sempre me fez espécie. Sei que as minhas novas mensagens saem no facebook, sempre que são publicadas, porque um amigo meu, numa noite com pouco para fazer, me disse passo a passo, como devia proceder, mas a verdade é que não confirmo se saem ou não, ou se alguém gosta delas, ou se lêem, ou se comentam.

    Não escrevo o blog para isso! Até porque tenho muito pouco tempo para dedicar ao meu espaço e apenas mesmo quando posso é que comento, ou escrevo algo. Tenho tantos projectos do blog parado, quanto mais perder tempo a ver quem lê, quem comenta, onde sai....

    ResponderEliminar
  19. OMG ando a lestes de tudo... como sempre!!!

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig