30 de maio de 2012

Sobre a publicidade nos blogs

No que diz respeito a este blogue, não há muito a dizer. As possíveis perguntas estão todas esclarecidas aqui e os posts publicitários são assinalados como tal. Posto isto, vou tentar deixar-vos a pensar sobre outras questões. Por exemplo, é certo que como meio de comunicação mais ou menos semelhantes a uma revista, podemos ter artigos publicitários ou banners nos nossos blogues (quem quer, tem. quem não quer não tem). Mas já pensaram o que acontece quando há bloggers a publicar todo e qualquer press release que recebe no email? Já viram que assim estão a retirar a credibilidade ao vosso blog? E outra coisa... Já pensaram que as revistas e/ou outros meios de divulgação são devidamente remunerados para o fazer, enquanto que a maioria dos bloggers não? E também que enquanto as bloggers publicitarem tudo e mais alguma coisa em troca de um batom, as marcas nunca precisarão desembolsar um tostão em troca da publicidade (como acontece noutros países)? Pensem nisso.
SHARE:

11 comentários

  1. Ai , vais ser a razão da minha dor de cabeça hoje ehehe
    Estou completamente perdida nesse aspecto, confesso.
    Não tenho coragem para pedir alguma coisa às marcas, nem sei como pedir, e elas não falam disso, porque até agora eu publicitava mal recebia as press releases ( não sabia fazer diferente ). Só no outro dia recebi um email de uma marca que me perguntava qual era a contrapartida para fazer um passatempo, e eu fiquei : oi ?? Contrapartida ?
    É evidente que respondi uma coisa completamente à toa. E lá se foi a parceria.
    Mas desde que soube qual era a contrapartida ( o que eu queria em troca ), fez-se luz e percebi que só as que pedem e exigem, conseguem.
    As que tem um blog com posts de qualidade e poucos seguidores / comentários e afins, pouco têm.
    E agora ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não necessariamente. Vejo marcas investirem em blogs pela qualidade e não pela quantidade. São poucas é certo, mas vamos esperar que assim continue ;)

      Eliminar
  2. Totalmente!

    E, quanto a mim, não há nada pior do que blogs que não são mais do que os e-mails que recebo todos os dias na minha caixa de correio. Boring!

    E, sim, é pena que a comunicação das marcas cá em Portugal não veja a importância dos blogs como devia... E isso vê-se bem quando comunicamos com marcas e agências de comunicação estrangeiras! Mas acho que estamos a caminhar para uma melhoria a esse nível! :)


    Camila
    www.semprenamoda.com.pt

    ResponderEliminar
  3. Mas tu achas mesmo que se tu, mesmo com as restrições que fazes, não falasses ou desses "a tua opinião sincera" acerca dos produtos que te oferecem as marcas continuariam a oferecer-te?! Eu não acho mal que o faças, pelo contrário! Só acho mal as hipocrisias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És livre para acreditar ou não na minha palavra mas de facto eu dou a minha opinião sincera sobre os produtos. E as marcas nunca levantaram nenhum problema. Mesmo quando falei que comigo esses produtos não funcionaram.

      **

      Eliminar
  4. Pa faz sentido para blogs q sao conhecidos pelas reviews de produtos e noticias actuais. acabam por ser um substituto online de uma revista especializada, mas como tudo so alguns blogs e que o devem ser, a maioria de nos escreve umas coisas, da umas opinioes, por coisas q nao interessam ao menino jesus a troco de um verniz, nao sei. pra mim nao faz sentido, mas eu normalmente esses posts nao leio, ou seja, pode dar-se o caso de nao frequentar mais o blog.

    ResponderEliminar
  5. Desculpa mas tenho que discordar em alguns aspectos.
    Como dizes, o teu blog é um espaço teu e por isso, só deves publicitar o que queres e da forma como queres.
    As marcas, que cada vez fazem menos investimentos em comunicação, tentam ao máximo rentabilizá-los. Se existem blogs que têm maiores audiências do que muitas revistas, não vejo qual a razão de não fazerem este género de propostas/parcerias e cabe a cada um dos autores reflectir se as mesmas têm algum interesse relevante para o blog.
    Deve, a meu ver haver, uma reflexão do que publicitar e como fazê-lo, pois pelo que sei ninguém é obrigado.
    Depois, penso que se o teu blog tem interesse para x visitas diárias, é normal que as marcas se interessem pelo mesmo, pois os blogs hoje em dia são também uma forma de comunicar com as massas.
    Que há muitas agências a cair em descrédito, isso há. Já passei por algumas e ainda hoje trabalho numa (não na área especifica de PR), mas o certo é que também há muitos blogs que parecem não fazer a coisa por menos "ah e tal encho isto de publicidade e dão-me umas coisas à borlix".
    Portanto, para resumir o bom senso deverá partir não só do anunciante, como também dos proprietários dos blogs, pois ambos têm o dever de gerir os próprios conteúdos!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se percebi bem mas acho que não discordamos em nada. Aquilo que dizes é o que penso...

      **

      Eliminar
  6. "E também que enquanto as bloggers publicitarem tudo e mais alguma coisa em troca de um batom, as marcas nunca precisarão desembolsar um tostão em troca da publicidade (como acontece noutros países)"
    Discordo essencialmente nesta frase, em que segundo entendo, dizes que as marcas não precisarão de desembolsar um tostão. Daí eu ter dito que cabe a cada um fazer a gestão do seu blog, pois é também através dos seus conteúdos que vão ter mais ou menos visitas. Se caem em descrédito, isso é um problema dos seus autores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim os PR's são também informação de produtos, lançamentos, etc. Não estou a dizer que não dão jeito ou que são todos "lixo". Eu publico aqueles que têm a ver comigo como toda a gente deve fazer. Acho que te esqueceste de uma parte importante onde digo "publicitarem tudo e mais alguma coisa". Esse é o problema.

      **

      Eliminar
  7. Terei de concordar contigo, quando um blog passa de um espaço de troca de informações a simplesmente um espaço de debite de press releases, para mim perde todo o interesse ... eu sou sincera, recebo dezenas de press releases no meu email, mas só vão parar ao meu blog as que eu acho interessantes, as que vejo que podem ter ligação com as minhas leitoras e com as que eu mesma me identifico. Acho ligeiramente ridículo haver blogs que publicitam TUDO e na verdade depois recebem zero em troca, a partir do momento em que levamos o nosso blog como uma engrenagem de troca de informação é também importante termos em conta o factor publicitário, não gosto que o meu blog seja visto como um lugar "vendido", onde publica tudo e mais alguma coisa em troca de algo (se é que recebem algo em certos casos!).
    Tudo bem doseado é o que é preciso, agora um rodilho de presses, não obrigada!

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig