11 de abril de 2013

Protectores Solares - Pele Oleosa/Mista*

Há uns dias atrás, falei aqui por alto, acerca dos cuidados a ter quando se escolhe um protector solar. Embora muita gente pense que basta olhar para o factor de protecção, a coisa não é assim tão simples. Principalmente para quem usa este género de cremes o ano inteiro (se não usam, deviam). Vou tentar esclarecer algumas dúvidas que me foram colocando por email, baseando-me (como sempre) nos humildes conhecimentos que me cabem, já que não sou dermatologista nem nada que se pareça. 

A maior das questões: Existem protectores solares específicos para peles oleosas? Sim, existem! Apesar de ainda não existirem em grande quantidade, já é relativamente fácil encontrar algumas marcas com esta variante. Uma nota: protectores para pele sensível são diferentes de protectores para pele oleosa. Quando dizemos que costumamos ficar com borbulhas ou vermelhidão, a maioria das vendedoras de perfumarias, etc, tende a achar que é porque temos alguma reacção alérgica ao sol - o que de facto, pode ser verdade - mas também acontece em peles tendencialmente oleosas ou acneicas. 

Deixo-vos então alguns exemplos de protectores solares específicos para pele oleosa/mista. Devem ter atenção se necessitam de uma protecção mais ou menos elevada conforme o vosso tom de pele. 

1. Fluide Anthelios AC – La Roche-Posay: É considerado por muitos um dos melhores protectores para pele oleosa. Ele existe com vários factores de protecção (30, 40, etc), é bastante fluido, oil free, não comedogénico, sem parabenos, resistente à água e com protecção UVA e UVB.

2. Roc Minesol: A Roc tem toda uma gama de produtos solares para peles mistas/oleosas, a Minesol. A minha única dúvida é se facilmente encontramos todos os produtos cá. Mas resumindo, existem protectores para peles oleosas com acção antioxidante/ anti-envelhecimento e até cremes com cor. É uma questão de ir vendo nas farmácias.  

3. Shiseido Suncare: Esta marca lançou recentemente uma linha de cuidados solares para pele oleosa. Nas características é bastante semelhante aos produtos anteriores (oil free, não comedogénico, etc), no entanto, o factor de protecção é médio/baixo (SPF 15). Procurei e não encontrei esta versão de protector com factor mais elevado.

4. Capital Soleil - Vichy: É um gel/creme com as características essenciais dos anteriores e adequado a peles oleosas/mistas.

5. Eucerin Solar Fluido Matificante: Este da Eucerin encontra-se facilmente nas farmácias e tem um preço muito convidativo (estou tentada a experimentar). Existe este com factor 30 mas também há com índice de protecção mais elevado. Ele possui um antioxidante (Licochalcona) que está provado que protege a pele contra os danos causados pelo sol.

6. Mesoestetic Dermatological Sun Protection: Mais um produto Oil free, com índice de protecção 50 e com agentes antioxidantes que proporciona um acabamento matte à pele. 

*Repost
SHARE:

13 comentários

  1. Olá,

    Quando estive grávida e também no ano passado usei o da Eucerin e fiquei muito satisfeita. É muito fluido, não deixa rastro, usa-se muito bem com maquilhagem.
    Recomendo!

    ResponderEliminar
  2. Olá :)

    Desses todos usei o da La Roche, o da Vichy é o do momento e o da Eucerin também já usei e gosto muito de todos. Mas este da Vichy tem a particularidade de ser toque seco, o que consegue ser ainda melhor que os outros. Mas são todos óptimos esses fluidos! :)
    Outro muito bom é o gel da Hyséke, que ainda dimnui as vermelhidões da acne e melhora a pele. Há em spf25 e spf50. :)

    ResponderEliminar
  3. Algo que me agrada, pois a minha pele é oleosa e gosto sempre de estar a par dos produtos para este tipo de pele, é sempre uma ajuda (:

    ResponderEliminar
  4. Excelente post! Outra boa recomendação é o Hyséac Fluide Solaire Protection Haute, da Uriage. Existe em duas versões, uma com SPF 30 e outra com 50, acho eu, e é relativamente fácil de encontrar em qualquer farmácia. Como a minha pele se torna muito mais oleosa no Verão, chego muitas vezes a substituir o meu creme de dia por este protector. O cheiro é muito levezinho e não me provoca borbulhas, que é o grande problema de muitos outros protectores. Recomendo altamente.

    ResponderEliminar
  5. E para peles secas e sensiveis?? please?

    ResponderEliminar
  6. O protector da Roc Minesol já se encontra em algumas farmácias (área de Lisboa)... E estão com um pack muito atractivo: Protector solar de rosto + protector solar de corpo a 20€.

    ResponderEliminar
  7. Estes são só para rosto certo?

    ResponderEliminar
  8. Isabel,

    Sim... O que eu faço é aplicar o de rosto também no pescoço e colo. :-)

    **

    ResponderEliminar
  9. Obrigada :) Acho que vou aproveitar a promoção da Vichy e experimentar ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá,parabéns pelo post =). maquilho-me diáriamente. Como é que devo incluir um protector solar na minha rotina diária sem que prejudique a duração da maquilhagem? Aplico antes do hidratante? Tenho a pele oleosa. Será que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  11. Carolina,

    Muito obrigada! :) Agora no tempo quente, se quiseres, podes substituir o teu creme de manhã pelo protector solar adequado à tua pele para que não aumente a oleosidade. ;)

    Se quiseres continuar a usar o hidratante, aplica o protector, depois do hidratante e antes da base.;)

    Qualquer coisa em que eu possa ajudar, é só dizer ;)

    Bjs

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig