24 de setembro de 2012

Livros emprestados, porque não?

Estava aqui a pensar que, com a brincadeira de comprar e ler a triologia das 50 Sombas num único mês, esgotei o plafond mental que tenho para a compra deste tipo de artigos. Estava também a pensar, que agora apetece-me ler outra coisa qualquer e não posso (ou não devo). Tudo isto, enquanto os 3 últimos livros comprados ficam na estante a apanhar pó, e o mais provável, é que nunca mais lhe pegue. Entretanto lembrei-me de outra coisa que provavelmente já deve existir algures por aí. Troca (quero dizer empréstimo) de livros na blogosfera. Ora bem, se todas compramos livros diferentes e acabamos por ser uma espécie de grande família (cof cof), não seria muito mais prático e barato se trocássemos os livros entre nós? A única coisa que pagaríamos seriam os portes de envio que, no caso dos livros, até são bastante mais baixos. Parece uma ideia assim muito descabida? 
SHARE:

23 comentários

  1. Parece-me uma ideia um bocadinho descabida, sim. Não é mais fácil requisitar livros numa biblioteca? :)

    ResponderEliminar
  2. A ideia é boa. A questão é que as pessoas não são sempre confiáveis. E enquanto umas cumprem as regras as outras não devolvem os livros ou devolvem-nos estragados.
    Eu costumo emprestar e peço emprestado aos amigos, mas são pessoas que conheço.

    ResponderEliminar
  3. Eu cá sou muito mesquinha com os meus livros, tenho que confessar. Não gosto de os emprestar e quando empresto é com um nó no peito, com receio de nunca mais os ver ou de regressarem a casa cheios de marcas. Os livros que não me marcaram e que sei que nunca mais lhes pegarei ofereço à biblioteca da minha escola.

    ResponderEliminar
  4. Podes espreitar o link abaixo. Neste caso não recuperas os livros que "emprestas". Disponibilizas alguns e podes pedir a outros utilizadores sem teres de devolver. No fim podes ficar com eles ou voltar a disponibilizar. Despachei uma data de livros e consegui vários como novos alguns para a minha biblioteca pessoal, outros para ler e voltar a disponibilizar. Tanto se encontram coisas que já não são fáceis de encontrar como livros recentes como novos. Bom, o melhor é veres as faq: http://www.winkingbooks.com/wb/!go

    ResponderEliminar
  5. Os empréstimos são muito complicados... mesmo com amigos às vezes há dissabores. Mas e a venda de livros que não se usam?

    ResponderEliminar
  6. Os empréstimos são muito complicados... mesmo com amigos às vezes há dissabores. Mas e a venda de livros que não se usam?

    ResponderEliminar
  7. Nem sempre as pessoas são de confiança, além disso, como disse a Sofia requisitar numa biblioteca é uma excelente opção.

    ResponderEliminar
  8. A ideia é boa, mas às vezes as pessoas não são de confiar. :/

    ResponderEliminar
  9. A ideia em si é bastante boa, o único problema é por vezes não sabermos se podemos "confiar" na pessoa a quem emprestamos.

    ResponderEliminar
  10. acho que estamos todas com o mesmo problema de emprestar a quem nunca vimos...

    ResponderEliminar
  11. Já há muito tempo que sou adepta da troca de livros, como adoro ler era impensável comprar todos os livros que queria. Tenho um grupo no facebook de troca de livros, as pessoas são sérias e até agora nunca houve problemas com as trocas.
    Espreita: https://www.facebook.com/groups/estantedelivros/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Vê o bookcrossing.com...dantes utilizava ;)

    ResponderEliminar
  13. A ideia não é má de todo. O único motivo pelo qual parece um bocadinho descabida é porque existem bibliotecas onde não se paga absolutamente nada :)

    ResponderEliminar
  14. As bibliotecas municipais têm os livros mais recentes? E de todos os géneros? Confesso que já não ponho lá os pés há séculos.

    **

    ResponderEliminar
  15. Vanda,

    Obrigada pela dica! Vou espreitar! ;)

    **

    ResponderEliminar
  16. eu sabia dum blogue que fazia isso... mas não me recordo do nome... devias procurar...

    ResponderEliminar
  17. De todos os géneros têm e estão sempre a adquirir livros, vejo muitos que saíram há pouco tempo, até costumam estar destacados. Não sei precisamente se existe a trilogia, nunca procurei. Mas é questão de investigars. [ Muitas biblios. até têm um sítio para escreveres sugestões de livros que não existam e gostasses que existissem]

    ResponderEliminar
  18. tens biblioteca, mas eu pessoalmente nunca usei.
    este fds descobri uma loja que vende livros usados por 1 ou 2€ (muito bom) e podemos doar ou vender os nossos la.
    alem disso eu agora tenho lido mais no kindle, e compro imensos livros na amazon por 2€, ou entao uso os gratis :)

    ResponderEliminar
  19. Não consigo emprestar livros. Fazem parte de mim (:

    ResponderEliminar
  20. O meu problema com as bibliotecas no geral é que os livros que quero estão sempre requisitados :s ou seja nunca consigo requisitá-los. A tua ideia a mim parece-me boa, embora só possa ser praticada dentro de um grupo restrito e não por toda a blogosfera (na minha opinião).
    Eu estou na mesma situação que tu, gasto imenso dinheiro em livros e leio rápido. Depois ficam na prateleira até um dia ter vontade de le-los outra vez. Mas a verdade é que também não me consigo desfazer deles, pelo menos da maior parte por isso para mim dá-los está fora de questão..
    Ainda hoje me emprestaram um livro para ler.. ás vezes quando se conhece alguem que também gosta de ler dá para emprestar alguns.

    ResponderEliminar
  21. Não é de todo uma ideia descabida e já o faço à bastante tempo.
    Estou inscrita no Clube do Segredo dos Livros e também no clube do Blogring além de fazer também trocas pessoais com amigas.
    É uma óptima forma de ler de uma forma quase gratuita.
    Quem também tem acesso a bibliotecas, é outra opção a considerar :)

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig