21 de janeiro de 2013

Eu e as finanças, as finanças e eu

Já aqui fiz tantos posts sobre as minhas incursões à repartição de finanças, que agora vou tentar resumir a história toda para não vos maçar. Então, eu passo recibo verdes - como já tinha comentado - e quando "abri actividade" fui mal informada e acabei por ser incluída num regime de IVA e de declarações periódicas que não era de todo o que pretendia. Quando dei conta do sucedido e tentei resolver a coisa toda, começaram os problemas. Telefonema para aqui, e-mail para acolá, idas às finanças pouco ou nada esclarecedoras já que, cada pessoa me dizia uma coisa diferente. O caso foi esmiuçado ao pormenor, como se eu fosse uma contribuinte delinquente que tinha acabado de mandar 8,5 milhões de euros para debaixo do tapete ou quiçá para as Bahamas ou qualquer outra offshore. Relembro que foi um simples erro na altura da abertura da actividade. 

Posto isto, diz que o regime no qual estou não faz sentido nenhum e as informações presentes na lei até chocam no que ao meu caso diz respeito. E agora pensam vocês: Mas então se está mal, conserta-se o quanto antes, não? Não. Diz que... não. Diz que eu tenho razão mas que o sistema informático agora não deixa mudar. Mudar só mesmo lá para 2014 ou 2015. Então e não podes apresentar uma reclamação? - perguntam vocês e muito bem. Não. Não posso. Supostamente não há ninguém em todo o nosso sistema financeiro português que consiga alterar a situação. Tenho mesmo que esperar que o tempo passe. Ou isso, ou que alterem as leis. E pronto, se também trabalham ou vão trabalhar a recibos verdes, aconselho-vos a nunca fazerem nada sem antes pedir informações a uns quatrocentos funcionários diferentes. Assim só para precaver. 
SHARE:

11 comentários

  1. olá :) desculpa a pergunta mas passas recibos verdes na actividade de blogger ?

    ResponderEliminar
  2. Olá Pipa,

    Acho que para as finanças essa actividade nem existe. ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Uiii! Bela dor de dentes que arranjaste.
    Não podes fechar actividade e abrir novamente mas como devia ser?

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, então e se fechares a atividade e posteriormente (1 mês depois ou quando tiveres que passar outro recibo) a abrires. Acho que pode ser. Tb já estive a recibo verde.

    bjs. gosto de passar por aqui

    Maria José

    ResponderEliminar
  5. Carla e Maria José,

    Pensei logo nessa solução mas não adianta nada... :/ Fico na mesma enquadrada no regime de IVA que estou actualmente até passar o tal prazo. Enfim...

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eles provavelmente podem mudar mas não se querem é dar e esse trabalho. Já não seria a primeira vez. Espero que não fiques muito prejudicada com esse facto.

    ResponderEliminar
  7. Tenho quase a certeza que podes fechar atividade e voltar a abrir com outras condições...
    Acho isto tudo muito estranho... Mesmo!!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho recibos abertos há imenso tempos como prestadora de serviços, como nunca atingi 10mil € em recibos nunca fui obrigada a regime de IVA nem retenção da fonte. Não sei se ainda funciona assim, mas agora tens de esperar o ano para encerrar não é no final do ano civil?! Os recibos nunca foram grande coisa.. Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  9. Tens mesmo a certeza disso? Nao percebo a situaçao, mas vou começar agora a cobrar IVA e no proximo ano se nao ultrapassar os tais 10mil tenho de la ir de novo para alterar o regime. Nao percebo que tipo de situaçao é a tua para nao poderes alterares nada. Como é que te colocaram num regime errado? Nao foste la? Nao ficaste isenta? Nao sei, os meus conehcimentos tb sao limitados à minha situaçao desde que iniciei actividade ate agora. Por acaso, nunca tive problemas com as finanças e sou cuidadosa com isso tambem.

    ResponderEliminar
  10. Tenho que ir tratar desse assunto... vou começar a receber a recibos verdes. Amigos meus já me disseram que no primeiro ano temos direito a isenção de IVA. Consegues dar-me algumas informações sobre o assunto? Depois dessa saga já deves ter um curso :P

    Obrigada.

    Bjinhoo

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig