19 de maio de 2015

Dicas de Cabelos | Hidratação*


Enquanto tomava duche, lembrei-me que era capaz de ser boa ideia fazer um post sobre como hidratar os cabelos. Tenho o cabelo bastante seco por natureza e, ao longo do tempo, fui aprendendo a hidratá-lo em casa à minha maneira. Estas são as minhas dicas pessoais e não verdades absolutas, ok? :-) A verdade é que não basta ter os produtos certos, muito menos os mais caros do mercado, se não soubermos a melhor forma de tirar partido deles. 

Para Quem?
Vamos por partes. Ainda existe muito a ideia de que quem tem cabelo normal e oleoso não precisa usar condicionador nem máscaras de hidratação. É um mito. Todos os cabelos precisam ser bem hidratados por forma a crescerem saudáveis.

Onde?
Em qualquer tipo de cabelo, nunca devemos aplicar o condicionador ou a máscara na raiz do cabelo. Posto isto, depois é só pensar que, quanto mais oleoso for o cabelo, mais para baixo aplicamos o creme. Por exemplo, quem tem o cabelo muito seco coloca a máscara da zona das orelhas até às pontas, quem tem cabelo normal aplica só desde metade para baixo e quem o tem oleoso deve só aplicar nas pontas

Quando?
Devemos usar a máscara/condicionador depois de lavar o cabelo, de preferência, com água morna. As cutículas dos fios precisam estar abertas e sem resíduos para que o hidratante consiga actuar. Já aqui falei que quem tem o cabelo muito oleoso deve usar um champô anti-resíduos uma vez por semana ou a cada 15 dias. Quem o tem seco (no meu caso) uma vez por mês deve bastar. Depois de lavar o cabelo, o ideal, é secá-lo com uma toalha e só depois aplicar a máscara. Se o produto se misturar com a água não vai actuar da melhor forma.

Como?
Idealmente, depois de sair do duche devemos pentear o cabelo com um pente largo e só depois começar a aplicar a máscara, pegando em madeixas do cabelo e colocando a máscara de baixo para cima. Nada de enrolar o cabelo ou emaranhar. :-) Começamos o processo pela parte de baixo do cabelo (aquela que está mais perto da nuca). Depois de aplicada, devemos massajar o comprimento do cabelo de forma suave, para que a máscara penetre os fios de cabelo. Devemos deixar o produto no cabelo durante o tempo que disser na embalagem. Há máscaras que actuam em 3 minutos, outras em 20. Convém seguir as instruções. Não é por deixarmos mais tempo que o cabelo vai ficar mais hidratado. ;-) Por fim, convém retirar a máscara com água quase fria (eu sei que ninguém faz isto nesta altura) mas de facto, isto faz com que as cutículas do cabelo fechem e o mesmo fique mais brilhante.  

Dicas Extra:
Quem frequenta o ginásio, (razão pela qual me lembrei de fazer este post) e gosta de usar a sauna ou o banho turco, pode lavar o cabelo antes de ir para lá, aplicar a máscara e só depois ir "para o quentinho". O calor do banho turco vai ajudar o produto a penetrar no cabelo. ;-) Depois é só passar por água. 

Em casa também há formas de tirar partido do calor em prol do cabelo (nunca calor a mais, claro). Uma das quais, usando as típicas toucas metalizadas depois de aplicar a máscara. Aquecem o cabelo e, mais uma vez, ajudam o produto a penetrar. Quem não tem uma touca destas (eu nunca encontro) pode sempre improvisar uma com folha de alumínio de cozinha. ;-) Há também quem utilize uma toalha morna para o efeito. 

Quem tem o cabelo muito seco deve fazer máscaras de hidratação uma vez por semana. Para cabelos normais, sem tintas ou grandes estragos, de quinze em quinze dias deve ser o suficiente. zzzzZZZZ Já adormeceram? :-) Contem-me as vossas dicas e as vossas dúvidas!

*Repost
SHARE:

8 comentários

  1. Gostei muito das tuas dicas.
    Já fazias todas as tuas dicas, menos de meter as folhas de alumínio. Logo à noite vou fazer isso :D
    Muito obrigado pela dica.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. mas o aluminio é para envolver o cabelo todo, ou só o que tem mascara?

    ResponderEliminar
  3. excelentes dicas, especialmente a parte do condicionador.
    outra dica mto importante para quem tem cabelo oleoso... nada de vicios de mexer no cabelo a toda a hora como o meu :( nem com champo da farmacia ta a ficar melhor. ao fim de 2 dias ja esta oleoso e perdi o volume q tinha :(
    Alguma dica pra ganhar volume?

    ResponderEliminar
  4. E produtos recomendados? Os de hipermercado são bons? E champô anti-resíduos, onde comprar? Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  5. O meu cabelo é oleoso e aplico o condicionador desde meio porque o meu cabelo tem muitos nós e se assim não o fizer é impossível pentear-me :( E também porque como é escadeado as pontas começam aí lol

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquel, adorei as dicas simples de como colocar correctamente o condicionador e a máscara, vou tentar não ser apressada e fazer direitinho (secar com a toalha e colocar depois de seco e penteado). O meu cabelo é oleoso (tenho de lavar dia sim dia não), onde posso comprar esse champo antiresiduos? Penguntei no meu cabeleireiro e disseram-me que é só de uso profissional...Acho muito estranho!

    ResponderEliminar
  7. Olá, obrigada pelas dicas, super úteis. Eu uso um champô anti-resíduos do Boticário. Tem umas partículas esfoliantes e um cheirinho óptimo. Aplico 1x por semana pqe tenho o cabelo oleoso, c pontas secas (Grrh).

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig