6 de agosto de 2013

Adoptei um gato, e agora?

Há dias uma leitora contava nos comentários que tinha acabado de adoptar um gatinho e perguntava o que eu acho que é essencial comprar. Parece-me que é o tipo de post que pode ajudar outras pessoas, e então, lembrei-me de fazer algo em conjunto com vocês. Eu vou actualizando este artigo com as dicas que vocês forem deixando nos comentários, boa? Aqui ficam as minhas dicas de artigos essenciais numa primeira fase. Vale lembrar que, muito mais do que produtos Xpto, os animais precisam é de muito carinho e atenção. 

* Taça para comida e para a água;
* Comida seca para gatos Júnior;
* Comida húmida para gatos Júnior;
* Se ainda for muito bebé, e dependendo do que disser o Veterinário, pode também ser necessário dar-lhe leite ainda. Encontram-se facilmente nos supermercados as garrafinhas de leite para gatos;
* Caixa de areia;
* Areia para gatos; A minha experiência diz-me que não vale a pena gastar muito €€ com areias. No início o melhor é comprar uma normal, ver como ele se habitua e depois fazer ajustes.
* Pá pequena para limpar a areia; 
* Arranhador ou tapete que sirva para o efeito; Os gatos bebés vão tentar arranhar tudo o que encontrarem pela frente. O melhor é habituá-los desde cedo a terem um local próprio para o fazer;
* Cuidado com os fios! O Leo quando era bebé adorava comer os fios eléctricos das coisas. Vale a pena comprar um daqueles protectores de plástico para fios se o vosso gato tiver esse hábito. ;-);
* Escova ou pente;
* Desparasitante - Convém que seja o Veterinário a indicar o mais adequado e quando deve tomar;
* Soro fisiológico e algodão para limpar os olhos e as orelhas se necessário.

Contem-me, esqueci-me de alguma coisa? Deixam as vossas dicas!
SHARE:

7 comentários

  1. Uma escova ou pente. Os gatos por norma gostam de ser penteados e precisam de o ser para retirar os pêlos mortos. Soro fisiológico e algodão para limpar as orelhitas, o que deve ser feito com cuidado, para que não ganhem otites. Vai ser preciso shampoo, primeiro para lavar a seco, depois com água (os gatos são muito limpos, por isso o banho não é muito necessário). Remédio para as ténias - falar com o veterinário (eu uso Drontal, mas o meu gato já é adulto) e contra as pulgas, que num gato bebé deve ser utilizado com cuidado e sob conselho médico (uso Advantage). E essencial a esterilização. Também convém ter erva gateira ou comida própria para expulsar as bolas de pêlo.E brinquedos, muitos brinquedos. Na internet há muitas dicas e com o tempo o próprio gato vai mostrando o seu temperamento, necessidades e gostos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma experiência diferente com areia :)
    Quando a nossa serigaita veio para casa, quis evitar a todo o custo que casa cheirasse a tabuleiro de gato, então pedi conselho na minha loja de animais sobre que areia devia usar. Indicaram-me um algomerante da Intersand, que é realmente bom, mas paga-se na mesma medida. Entretanto chegámos a experimentar outros, entre outras marcas de bentonite, silica e um litter natural de pinho, mas voltamos sempre ao primeiro. É caro, mas um saco dura imenso e não há odores nenhuns pelo apartamento, limpar é facílimo porque aglomera bem e praticamente não deita pó nenhum. Bastante satisfeita com aquilo :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas! ;) Já actualizei o post!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Furminator para apanhar os pêlos mortos, embora caro, é algo que para mim é importante.
    Se possível excluir a comida húmida, não faz bem aos gatinhos, principalmente aos mais pequenos. :)
    Beijo****

    ResponderEliminar
  5. Isto já é uma grande grande ajuda. Mas outras coisas que preciso de esclarecer.

    Veterinários? Qual a primeira coisa que faço lá? Preços das coisas... Etc... a tua experiência...
    Comidas húmidas e secas? Diferenças?
    Em termos de cio e isso (é um gato) como funciona??

    Beijinho e desde já 1000 obrigadas por esta atenção que deste.

    ResponderEliminar
  6. Isto já é uma grande grande ajuda. Mas outras coisas que preciso de esclarecer.

    Veterinários? Qual a primeira coisa que faço lá? Preços das coisas... Etc... a tua experiência...
    Comidas húmidas e secas? Diferenças?
    Em termos de cio e isso (é um gato) como funciona??

    Beijinho e desde já 1000 obrigadas por esta atenção que deste.

    ResponderEliminar
  7. Olá :) Vim deixar-te novidades porque considero que mereces saber como está a ser a minha aventura, afinal fui eu que te pedi esta enorme ajuda à qual tu respondeste prontamente.
    Comprei tudo direitinho, ele já vinha habituado a uma areia e a uma comida do Lidl (bem baratinha até). Já lhe dei o desparasitante e já lhe comprei uma coleirinha para as pulgas (que só posso colocar após os 6 meses). O gato tem também já uma coleira com um guizo :)

    O que me falta e que me ando a desenrrascar: uma caminha à maneira e uma caixa de areia "a sério" :p

    Estava a pensar castrar o gato, qual a tua opinião?

    Queria apenas fazer um reparo que me foi dito por um veterinário: dar leite é um erro, todos os gatos são intolerantes à lactose. Apesar de ser uma das primeiras coisas que vemos/fazemos com os gatos está errado.

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig