27 de março de 2014

Há em mim toda uma dúvida acerca disto

Hoje reparei que o Pingo Doce aqui da minha zona está com uma promoção numa máquina de fazer sumos (fica por cerca de 25€) mas tem também já à venda um liquidificador. Bem, com esta história da compra do frigorífico e da máquina de lavar este assunto dos sumos acabou por ficar temporariamente adiado. Mas agora, eis que surge a dúvida. O que será melhor, a máquina de sumos ou o liquidificador? Li algures que o liquidificador é melhor porque não separa as cascas e as fibras dos alimentos havendo maior benefício para o organismo mas não sei... Não estou convencida. O que acham?
SHARE:

14 comentários

  1. Não conheço a máquina mas fiquei curiosa, mas uso e abuso do liquidificador e estou bastante contente!

    ResponderEliminar
  2. Vi exactamente a mesma promoção no Pingo Doce e fiquei com a mesma dúvida eheh!

    http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Também vi essa promoção. Também tenho a mesma dúvida que a tua.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Concordo que o liquidificador é melhor e faz sumos mais saudáveis. Dou um exemplo muito prático: quando faz um sumo de laranja num vulgar espremedor, aquilo que extrai da laranja é apenas a água e o açúcar (frutose). É o que acontece nessas máquinas de fazer sumos.

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma máquina do género dessa. Entre a máquina e o liquidificador, fomos pela máquina. É maior, de arrumação mais dificil, de limpeza mais complicada (na verdade é uma seca, porque aquilo é peças por todo o lado e fruta a enfiar-se em tudo o que é reentrância da porra da máquina), mas fomos pela máquina com todos os contras que estão entre parêntesis porque, tal como no liquidificador, só tiramos as cascas à fruta cuja casca de facto não se come, tipo laranjas e kiwis. O resto, vai para a máquina inteiro ou eventualmente partido a meio, mas com casca. A máquina não separa as cascas, só mesmo uma amálgama que não consegue processar e caroços, que ficam todos reladinhos no depósito. E o resultado é mil vezes melhor. Os sumos ficam muito melhores e não há desperdício de vitaminas ou nutrientes :)

    ResponderEliminar
  6. Olá! Já tive a mesma dúvida, na altura comprei uma máquina de fazer sumos, e mais tarde acabei por comprar a liquidificadora. Hoje a máquina de sumos está completamente parada e a outra sempre a funcionar :) A de sumos só da mesmo para fazer sumos e a liquidificadora dá para fazer sumos mais saudáveis (mas uma vez que levam a polpa da fruta ficam mais espessos, mas eu prefiro) e dá para muitas outras coisas, preparação de massas de bolos, panquecas, crepes!... A liquidificadora sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Bem, cá em casa já tivemos uma máquina de fazer sumos e, sinceramente, não gostei nada. Muitas vezes a fruta acaba por ficar "entupida" e é uma complicação, para além de ser uma chatice a limpar e de ser muito maior. É só peças por todo o lado! Compra o liquidificador, é muito melhor! Para além do que já disseram, é muito mais simples e fácil de lavar, só tens que lavar um recipiente e dá para fazer muuuito mais coisas! :)

    ResponderEliminar
  8. o melhor é comer a fruta à dentada, mas se quiseres mesmo fazer sumos, o liquidificador.

    ResponderEliminar
  9. O liquidificador é mais polivalente.
    Podes coar resultado e ficas com um produto mais líquido. Ou podes fazer bebidas mais espessas ou batidos.
    Por outro lado, aproveitas mais os alimentos, incluindo cascas, e nada é desaproveitado.
    Se só puderes comprar uma máquina aconselho o liquidificador.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho a máquina de sumos, mas porque me ofereceram, se fosse eu a comprar decidia-me pelo liquidificador.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Se a «máquina de sumos» for a que está na imagem trata-se de uma centrifugadora.
    E, ao contrário do que consegui ler em alguns comentários anteriores, em ambos os casos temos «sumos» saudáveis, as diferenças residem essencialmente na textura da bebida e no tipo de absorção que o corpo faz dos nutrientes. Escrevo «sumos» entre parênteses porque, se quisermos ser rigorosos/as, a centrifugadora faz sumos e o liquidificador batidos ou smoothies.

    Basicamente, o liquidificador tritura e mistura os ingredientes, preservando tanto a parte líquida dos mesmos (o sumo) como a parte sólida (as sementes e a polpa, por exemplo). Quer isto dizer que ao bebermos um batido de fruta e legumes no liquidificador estamos a beber o mesmo que comeríamos se optássemos por peças de fruta inteiras.

    Já a centrífuga apenas extrai o sumo da fruta, descartando sementes e polpa, isto é, a parte sólida da fruta e legumes utilizados. São líquidos com uma textura semelhante à água, ao contrário dos batidos que ficam mais cremosos e substanciais.

    Eu tenho ambas as máquinas, faço regularmente tanto sumos como batidos e ambos têm benefícios diferentes. Os sumos são de absorção muito mais rápida, facilitando significativamente a assimilação de nutrientes pelo organismo, promovendo a desintoxicação e «descanso» do mesmo – como não contêm fibra e encontram-se em estado líquido o corpo processa os sumos com maior facilidade. Contudo, as máquinas geralmente são muito complexas, com muitas peças separáveis que precisam de ser limpas e lavadas imediatamente (e individualmente) após a sua utilização, ou seja, não são nada práticas.

    Os batidos mantém a fibra dos alimentos, são mais cremosos, saciantes e, por isso, mais indicados para substituir refeições. A máquina é mais fácil de limpar e muito mais prática de utilizar.

    Se tivesse que optar por uma, optaria sem pestanejar pelo liquidificador! Mas acho sempre bom estarmos informados e tomarmos opções conscientes, daí a extensão da minha respostas (; Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  12. Olá Raquel.
    Eu preferia a liquidificadora por tudo o que já referiram aqui atrás. A máquina de sumos acaba por não dar tanto jeito e ficar mais parada a longo prazo. Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Obrigada a todas pelos esclarecimentos! Não fazia ideia de metade das coisas que aqui contaram :) Já nos decidimos pelo liquidificador, agora só falta comprar. Não queremos um muito caro mas também não queremos um muito fraquinho :D

    Bjinhos

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig