5 de novembro de 2014

Leite, sim ou não? (2)

É o apocalipse! Então, se o leite é mau para os adultos porque supostamente temos dificuldade em o digerir, e também porque dizem que as vaquinhas estão cheias de hormonas e antibióticos para conseguirem produzir em quantidade, andamos todos enganadinhos? Mas e a carne das bichinhas então também tem que ser má, certo? E não serão terríveis também os frangos que eles fazem crescer em menos de meio minuto? Os seus ovos? E afinal, a soja que eu pensava ser uma coisa boa, é transgénica? O que podemos comer, afinal?

Mais uma questão... Para aquelas que descobriram serem intolerantes à lactose, fizeram algum teste? Ou foi só através de mudanças alimentares que começaram a sentir melhorias nos sintomas?
SHARE:

14 comentários

  1. No meu caso fiz varios exames que nao indicavam nada ate que um novo medico que consultei me disse para parar de beber leite ou pelo menos beber sem lactose e ver se sentia alguma melhoria. E nao e que essa pequena mudanca fez toda a diferenca e os meus problemas de estomago, digestao e azia constante terminaram? :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro beber leite, mas faz algum tempo que me comecei a sentir mal com ele. Ficava mal-disposta e andava sempre com a sensação de refluxo. Experimentei leite de soja e leite sem lactose e melhorei bastante. A bolsa é que se passou a queixar mais. :p

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que a maior parte do que comemos não é natural.
    A minha opinião é que devemos comer. Senão... enfim, não comiamos nada!

    Visita o meu blog, novo post

    ResponderEliminar
  4. No meu caso foi por uma suspeita de ter doença celiaca, e, por isso, tive que fazer uma endoscopia. Nela deu positivo para H. Pylori, que normalmente causa intolerancia a lactose. Já me vi livre da bacteria, mas a intolerancia ficou.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que hoje em dia tudo faz mal. O melhor mesmo é optar pelo mais natural possível. Eu sou uma sortuda por poder comer algumas coisas produzidas pelos meus pais.
    Quanto a intolerância à lactose eu não cheguei a fazer nenhum teste. Falei com a minha nutricionista e expliquei-lhe os sintomas, e ela sugeriu retirar os alimentos com lactose da minha alimentação para ver se os sintomas passavam. Caso contrário teria de fazer exames.

    inmyworldcat.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Eu fiz vários testes e exames e não acusaram nada. Mas a gastroenterologista sugeriu experimentar beber um copo grande de leite, em jejum e não comer mais nada durante uma ou 2 horas. E a verdade é q resultou e fiz o mesmo com derivados do leite. Agora só bebo "leite" de arroz, que é dos mais caros, pqe os outros tb me fazem mal. A sorte é q o Continente, já tem estes leites da marca deles e são um pouco mais baratos :-)

    ResponderEliminar
  7. Olha ia mmo escrever um post sobre isto! Eu cá adoro leite e nao vou deixar de o beber só porque agora dizem que faz mal....azar! Qq dia nao podemos comer nada mmo! Bjokas

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Não fiz exames por isso não sei se sou ou não intolerante a algum alimento....
    O certo é que o ano passado comecei a perceber que não me sentia propriamente bem e fui fazendo algumas experiências por minha conta.
    Cheguei a 2 conclusões.... o leite (de forma continuada) não me cai muito bem e a carne (principalmente a vermelha) provoca-me desarranjos intestinais horríveis!
    Por isso, a resolução de ano novo foi deixar de comer carne e beber leite em casa. Faço-o de forma pontual fora de casa.

    ResponderEliminar
  9. Devemos variar de tudo por isso mesmo...assim n estamos sempre a pecar :)

    ResponderEliminar
  10. Eu não dispenso o meu leite mas se formos a pensar, não há mesmo nada "seguro" de comer a não ser que o criemos nós...

    Passatempo a decorrer em www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  11. http://acomidadavizinha.blogspot.pt/2014/03/intolerancia-lactose.html

    Olá Raquel,

    Pus um post em cima onde falei da intolerância à lactose.
    Eu sou, nunca fiz nenhum teste em específico, apenas experiências com a alimentação... E garanto-te que se tiveres atenta descobres perfeitamente se és ou não intolerante... No meu caso os sintomas de melhoria em mim quando não bebo leite são astronómicos a vários níveis :-)
    Quanto à soja eu pessoalmente não gosto e ainda bem... Porque realmente o que li sobre a soja, artigos e isso andam-me a meter dúvidas... Mas na realidade não podemos ser radicais porque senão a carne de vaca estaria abolida da alimentação, a de porco nem se fala... Os frangos e as injeções que dão aos frangos para crescer... O ómega 3 que é injectado nos ovos e de biológicos não teem nada... Olha, uma série de coisas que nós temos é de saber seleccionar e não entrar em paranóia... Eu pessoalemnte estou cada vez mais atenta à alimentação, mas sem nunca entrar em exageros :-)

    Espero ter ajudado nalguma coisa...

    Beijinhos***
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Em relação ao leite, não tenho consumido muito, mas duvido que seja uma questão de intolerância à lactose, é mesmo pelo facto de ser um pouco indigesto, no geral. Pode não ter nada a ver com a lactose, mas sim com proteínas que o compõem. A Agros tem leite biológico.
    Em relação às carnes e ovos, e sabendo que são um pouco mais caros, podes sempre optar por carnes certificadas, como a CarnAlentejana (vaca), por carne de bísaro ou porco preto (no geral), por frango do campo e por ovos provenientes de galinhas NÃO criadas em gaiolas(Quinta do Prado Amarelo, Matinados, campestre, por ex) , pois para obterem essa certificação, têm de vir de animais que fazem pastoreio e não estão permanentemente estabulados ou engaiolados. Todos os animais são medicados, mesmo os classificados como biológicos, no que se refere à Saúde e Bem-Estar Animal (tal como nós vamos ao médico quando estamos doentes e tomamos antibióticos), mas em relação à alimentação deles e à utilização de hormonas de crescimento e afins, tal é expressamente proibido nos biológicos... Mas nem sempre é proibido nos animais de criação intensiva.
    Quanto aos transgénicos e OGMs e afins, escrevi sobre isso há tempos, pois sei que há muita confusão acerca do tema:
    http://fadadosbosques.blogspot.pt/2014/10/ogms-transgenicos-hibridos-e-afins.html

    A soja que esteja classificada como sendo de agricultura biológica, ou "organic farming" NÃO PODE SER transgénica nem OGM, pois tal é proibido pela legislação referente à Agricultura Biológica.

    O símbolo da agricultura Biológica, que pode ser encontrado em diferentes produtos europeus é este:
    http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/seguranca-alimentar/noticia/produtos-biologicos-logotipo-obrigatorio-na-uniao-europeia

    Não deixes de comer... Selecciona o que comes, dentro do que te é possível. ;)

    Beijinhos e boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  13. A verdade é que se formos a ver não há nada que se aproveite, nem as carnes, nem peixes, nem os legumes/ frutas que estão cheios de pestícidas. Ah e a agricultura biológica? Pois, sim, mas e as porcarias que estão debaixo do solo e nos lençóis de água? Se formos a ver, nem a água é grande coisa... Enfim...

    ResponderEliminar
  14. O diagnóstico de intolerância à lactose faz-se através dos sintomas (diarreia/obstipação, gases, barriga insuflada, má disposição) no seguimento da sua ingestão e melhoria/desaparecimento com a sua substituição ou troca por leite sem lactose.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig