21 de março de 2015

Beleza | Cuidar da Pele (1)

Geralmente é por aqui que começo os meus Workshops. Feitas as apresentações, gosto sempre de saber quais os hábitos de maquilhagem de cada uma mas também a forma como cuidam da pele. Com o tempo, constato que não é um tema muito valorizado. Mas percebe-se perfeitamente. É muito mais divertido brincar com novos produtos e truques de maquilhagem do que pensar em limpeza e hidratação. E é também por isso que acabo por "perder" um pouco de tempo com este assunto. 


As mulheres precisam pensar na pele como um órgão que está constantemente a ser exposto de forma directa a poluição, radiações, bactérias e mais uma lista infindável de coisas que nem vale a pena lembrar. Já para não referir que é o nosso "cartão de visita" durante muitos e muitos anos, e que não vamos ter outro. Portanto, há que cuidar para que não tenha problemas mas também para que possamos ter um aspecto mais jovem por mais tempo.


Agora eu até vos podia falar da minha beauty routine (e posso fazê-lo mais tarde se vos interessar) mas não ia adiantar de muito. Cada pele tem uma identidade própria, e por isso, precisa de cuidados específicos adaptados a ela. Não é porque o produto x funciona bem em mim que vai funcionar com toda a gente. Vale a pena investigar o vosso tipo de pele e procurar as melhores soluções de limpeza e hidratação para ela. 

Independentemente do tipo de pele ou mesmo da idade, há cuidados que ninguém pode dispensar. A saber:

Limpar - Todos os dias de manhã e à noite. (Aiiii que isso dá tanto trabalho! Oiço eu uma voz ao fundo em jeito de queixume) Dá algum, sim. Mas é tudo uma questão de hábito. Não lavam os dentes também? (Espero que a resposta seja afirmativa) Então é igual. Se são daquelas que tomam duche pela manhã deixem o produto de limpeza facial na banheira e num instante despacham a tarefa. 

Existem no mercado vários produtos para limpar a pele. Mais uma vez devem escolher o melhor para vocês. Lembrem-se que para lavar bem, a rotina deve incluir água. Passar uma aguinha micelar pela pele não vai ser suficiente para a limpar em condições, certo? ;) Nada de batota!

Tonificar - Assim de repente até dá vontade de avançar este passo, não é? Parece que o pobre do tónico não faz grande coisa mas a verdade é que faz. Ele não só remove resíduos de sujidade que tenham ficado pela pele, como ajuda a devolver o ph normal da mesma. Se não gostarem de tónicos podem substituir por uma água termal.

Hidratar - Com a limpeza ( e não só) é normal que a pele fique desidratada. A pele é composta por uma grande quantidade de água que precisamos repor. Os hidratantes ajudam a equilibrar os níveis normais de água na pele e também a proteger contra agressões externas. Não esquecer que o melhor é que o vosso hidratante diário já possua factor de protecção solar. O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. No verão podemos substituir o hidratante pelo protetor solar se preferirmos. 

Estes são os grandes pilares no que diz respeito ao cuidado com a pele. Claro que muito mais haveria a dizer. Mas o post já vai longo. No próximo, vou falar de cuidados específicos. Os serums, os cremes de contorno de olhos, as máscaras e os esfoliantes... Ufa, que canseira! :) Se tiverem mais alguma questão digam para eu acrescentar. ;-)
SHARE:

4 comentários

  1. Gostei do post :) Muito completo, mas sucinto e nada que custe muito ler. Eu já sabia do que aqui disseste, mas penso que poderá ajudar muitas meninas/mulheres que ainda não levam o assunto em atenção.
    Beijinhos
    Facebook - Fofoca Feminina

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes posts informativos e divertidos :) Atenção que a maior parte dos dermatologistas não recomenda a limpeza da pele com produtos de limpeza pela manhã a partir de uma certa idade (só água e tonico) ;)

    ResponderEliminar
  3. Posso lançar-te um desafio?
    Tenho dificuldade em encontrar blogues de maquilhagem que falem sobre esta na pele sensível. No meu caso em particular tenho a pele hiper reativa e intolerante e não é nada fácil encontrar maquilhagem que não provoque reação. Alguns produtos dizem que são para pele sensível mas, na prática, não é bem assim.
    Portanto, fica aqui o desafio: que tal abordares este tema? Maquilhagem para pele hiper sensíveis. ;)
    Fico a aguardar (se for tema do teu agrado, claro).

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig