13 de março de 2015

Serei antiquada?


Já não é a primeira vez que dou por mim a reflectir (não durante muito tempo, é verdade) sobre este assunto. Então hoje achei boa ideia partilhar para ouvir novas opiniões. Actualmente, os editores de fotografia são usados em excesso em tudo o que é foto de celebridades e produções para revistas. Até consigo perceber o uso, embora não concorde com o exagero. Passa uma imagem completamente deturpada da realidade e altera a forma como as pessoas se auto avaliam e julgam os seus próprios defeitos. Até aqui, nada de novo. 

No entanto, nos dias que correm, os editores de imagem passaram a ser usados pelo cidadão comum. Há quem recorra a retoques e mais retoques antes de, por exemplo, publicar uma foto no Instagram. Assim muito de repente não percebo a ideia. Querem ficar mais bonitas? Com menos defeitos? E depois quando vão para a rua e se encontram com gente de verdade, o que fazem? 


Não sei se estou a ficar antiquada, ou se são as pessoas que cada vez mais buscam a perfeição. Muitas vezes, vou para publicar alguma foto numa rede social e o meu marido sai-se com um "Vais publicar isso? Mas não estás nada bem aí!" E então? qual o grande drama? Eu sou assim. Sou aquela pessoa que nem sempre usa maquilhagem e que muitas vezes vai ao Pingo Doce (aqui ao lado de casa, nada de exageros) com calças de treino e cheia de pêlos do gato Leo. 

No fundo até fico orgulhosa de mim. Não finjo ser o que não sou e não tenho problemas em lidar com as minhas imperfeições. Tudo isto ainda tem a grande vantagem de quando realmente me produzo mais bocadinho sentir sempre aquela sensação de "Às vezes consegues ser mesmo gira pah!". 
SHARE:

12 comentários

  1. Eu concordo a 100% com o que dizes acerca de estarmos de uma forma na fotografia e quando encontramos pessoas na rua elas apercebem-se que não somos bem assim. Para quê? Para quê um preparanço total só para uma fotografia em que não parecemos nós?

    Tenho pena que seja necessário distorcer a realidade, tecnologicamente falando, para considerarmos que assim é que somos bonitas... O que é mentira! Somos bonitas e devíamos aceitar-mo-nos tal e qual como somos porque, e tal como diz o anúncio, "se eu não gostar de mim, quem gostará?"

    Enfim...

    Beijinhos, boa sexta-feira!

    ResponderEliminar
  2. o mundo é cheio de falsidades. Temos de nos aceitar, mas nem toda a gente consegue isso.

    Paulinha

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente. Haja descontracção ;)

    ResponderEliminar
  4. É verdade! Eu estudei artes e trabalhávamos com editores de imagem,... E hoje em dia ainda utilizo para alterar fotos para o meu blog! Mas limito me a editar contrastes de luzes,... Agora compor mamas e rabos e mais não sei o quê é uma estupidez! Foi como disseste e depois quando vêem as pessoas na rua? --' mas também verdade seja dita! A culpa é das revistas,... Alteram tanto as celebridades, pele, cabelo, corpo,... Que uma pessoa vê nelas ideias de beleza que não têm! Acaba por ser uma cirurgia plástica sem a plástica lol

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente contigo, não é antiquado, é a sociedade que se transformou assim, mas acredito que passe!
    Visite o zero da Maria em: http://nomeutzero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente!
    Esta obsessão com a autoimagem só prejudica! As pessoas devem gostar de si pelo que são e não pelo que gostariam de ser. Não existe ninguém perfeito e o ser humano é bonito com cada imperfeição que tem.
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  7. Sem mais a acrescentar, porque disseste tudo. ;)

    ResponderEliminar
  8. Nada como sermos nós próprias. Se fosse a colocar quinhentos mil retoques, mais valia ir a um cirurgião plástico. Sempre fui muito complexada, mas aprendi a gostar de mim como sou. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Como eu concordo contigo! Andar sempre com "disfarce" deve cansar imenso! Não há nada que pague a sensação tão boa que é sermos nós próprios. Sem filtros, sem nada. Só nós :)

    ResponderEliminar
  10. As pessoas adoram fingir que são perfeitas... não tenho pachorra. Costumo passear o meu cão aqui na zona de pijama e casacão por cima!

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que as pessoas buscam demasiado a perfeição e esquecem-se de quem são. Eu também gostava muito de não ter esta película de gordura à volta da barriga, mas tenho e não é por isso que tirá-la no photoshop. Acho bem que as pessoas façam por se sentirem melhor, mas camuflar a realidade acho errado. Mas é só a minha opinião e vale o que vale. E sendo assim, eu, antiquada, me confesso!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Opinem!

© Perturbações. All rights reserved.
BLOGGER TEMPLATE BY pipdig